Reflexos de AnA – I Mostra de Documentários de Mulheres consiste em um ciclo de exibição e debate de documentários contemporâneos (nacionais e internacionais) que abordam temas relativos à condição feminina. Durante quatro dias, após a exibição de dois filmes, haverá sempre um bate-papo entre o público presente e duas pesquisadoras convidadas.

Nesta primeira edição priorizamos os documentários que alinham-se no propósito de retratar e forjar histórias muitas vezes negadas, reprimidas ou ditas em voz baixa. O objetivo é proporcionar um espaço privilegiado no qual as mulheres, e as questões relativas à este gênero, tenham voz. No entanto este fio condutor não aponta para uma unidade, mas sim conclama à diversidade. Parte da aparente homogeneidade do gênero feminino para dar voz à realidades particulares dentro dele; parte da suposta conformidade do gênero documental para exibir uma variedade de pesquisas estéticas; parte ainda da imaginada igualdade de cada classe para evidenciar as diferenças de gênero ali colocadas.

Identidade, relações amorosas, maternidade, narrativas familiares e inserção social são os temas centrais que irão conduzir o discurso ao longo da Mostra. A programação conta com filmes premiados como Our City Dreams, de Chiara Clemente, A falta que me faz, de Marília Rocha e The Marina Experiment, de Marina Lutz. Os debates contam com a presença de realizadoras como Carla Gallo e Marina Lutz e de pesquisadoras das artes plásticas, psicanálise, antropologia e filosofia, como Helena Freddi, Elizabeth Moreschi, Stéphany Mattanó e Monja Cohen. Os debates continuam a reverberar na rede, no site e blog da Mostra, que abrem espaço para impressões e comentários do público,realizados e pesquisadoras convidadas. Apostamos, portanto, no diálogo como uma forma de tecer conhecimento e assim contribuir para a dissolução do preconceito e a promoção da igualdade e da justiça – ações fundamentais quando nos debruçamos sobre a condição feminina na atualidade.

Agradecemos às realizadoras, pesquisadoras e ao público pela contribuição nesta importante discussão.

Que dos reflexos surjam boas reflexões!

Jessica Candal

Idealizadora e Curadora da I Mostra de Documentários de Mulheres